SEGUNDO O STJ, “PIRÂMIDE FINANCEIRA” CONSTITUI, EM TESE, CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, DE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL.

SEGUNDO O STJ, “PIRÂMIDE FINANCEIRA” CONSTITUI, EM TESE, CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, DE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL

Apreciando agravo regimental interposto pelo Ministério Público Federal contra liminar deferida em Habeas Corpus pelo Ministro Marco Aurélio Bellizze, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, não conheceu do recurso, entendendo que a decisão agravada estava devidamente fundamentada.
O relator, atendendo ao pedido feito pelo escritório Silveira, Ribeiro Advogados, havia suspendido, parcialmente, medida de sequestro/arresto deferida pelo Juízo Federal Criminal de São Paulo de bens pertencentes às empresas do sistema BBom, que são investigadas por suposta formação de “pirâmide financeira”.
Segundo o ministro Bellize, em juízo de cognição limitada e provisória, verificou-se que os atos desenvolvidos pelas empresas investigadas não caracterizavam atividades financeiras típicas, pois não descritos os atos de captação, intermediação ou de aplicação de recursos de terceiros. Assim, as medidas constritivas, em tese, teriam sido determinadas por juízo absolutamente incompetente. Isso porque, segundo o enunciado da Súmula 498 do Supremo Tribunal Federal, e precedentes do STJ, tal atividade corresponde a crime contra a economia popular, de competência da Justiça Estadual.
Proc. Relacionado: HC 293.052-SP

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…