CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA, MESMO SEM REGISTRO, CONFERE DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO E POSSE DO BEM, DIZ TRF 1, OBSTANDO ARROLAMENTO FISCAL

CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA, MESMO SEM REGISTRO, CONFERE DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO E POSSE DO BEM, DIZ TRF 1, OBSTANDO ARROLAMENTO FISCAL

Na sessão de 04 de dezembro de 2012, a Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da Primeira Região deu provimento à apelação interposta por empresa de empreendimentos imobiliários, reformando, assim, sentença fundamentada em decadência da ação mandamental.

No julgamento, a Turma Julgadora, à unanimidade de votos, superada a decadência, afastou a alegação de ilegitimidade da empresa promissária compradora para requerer a exclusão de bens em arrolamento fiscal e, no mérito, aplicando a súmula 84 do STJ, asseverou que o contrato de compra e venda, ainda que desprovido do respectivo registro, confere direito real de aquisição e posse do bem ao promissário comprador, desautorizando arrolamento fiscal.

Neste julgamento, o escritório jurídico Silveira, Ribeiro e Advogados Associados sustentou a inviabilidade de arrolamento de móvel não susceptível de penhora, por não se encontrar no raio de disponibilidade plena do contribuinte.

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…