O CANDIDATO QUE NÃO PODE CONCORRER PELO SISTEMA DE COTAS NÃO DEVE SER EXCLUÍDO DO CERTAME, DIZ TRF1

O CANDIDATO QUE NÃO PODE CONCORRER PELO SISTEMA DE COTAS NÃO DEVE SER EXCLUÍDO DO CERTAME, DIZ TRF1

O Desembargador Federal Néviton Guedes deferiu medida cautelar, ajuizada por autor que teve negada a sua convocação para matrícula no curso de formação profissional de Agentes da Polícia Federal, para determinar que a Polícia Federal lhe permita a frequência no referido curso.

O magistrado, seguindo o entendimento da Corte, entendeu que a circunstância de o candidato não poder concorrer pelo sistema de cotas não deve acarretar sua exclusão do certame, caso ele tenha alcançado nota que permite sua classificação dentro do número de vagas na lista geral dos candidatos que não concorrem no sistema de cotas.

Entenda o caso:

 O Autor, de acordo com as regras estipuladas no Edital do concurso público para o cargo de Agente de Polícia Federal, efetuou sua inscrição nas vagas reservadas aos candidatos negros ou pardos, em conformidade com os ditames da Lei n. 12.990/2014.

Ciente das regras editalícias, bem como de suas características fenotípicas, declarou-se, no ato da inscrição, pardo.

 

Supreendentemente, contudo, sob a alegação de que as características fenotípicas do autor não enquadram nos preceitos legais da norma supracitada, não foi convocado para a segunda etapa do concurso, embora ostentasse pontuação para tanto.

O direito do autor foi defendido pelo Escritório Jurídico Silveira, Ribeiro e Advogados Associados.

Processo Relacionado: Medida Cautelar Inominada 0016398-32.2015.4.01.0000/DF

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…