SLU SUSPENDE MULTA PECUNIÁRIA APLICADA À SUSTENTARE

SLU SUSPENDE MULTA PECUNIÁRIA APLICADA À SUSTENTARE

O Serviço de Limpeza Pública – SLU, em decisão de sua Diretoria de Administração e Finanças, acolhendo as razões lançadas em recurso administrativo interposto pela Sustentare Saneamento, afastou a multa pecuniária de R$ 2.504.386,79 aplicada à empresa em decorrência de pretensas falhas verificadas na execução do Contrato pertinente aos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal. Reconheceu, assim, que a referida empresa envidou todos os esforços para regularizar a prestação dos serviços.

Entenda o caso.

A referida sanção foi aplicada à “Sustentare” sob a motivação de falhas na execução dos serviços contratados pelo SLU. Contudo, a Administração, ao sancionar a empresa, não sopesou a circunstância de que a Contratada, apesar de vir enfrentando a mora do SLU no pagamento da contraprestação, não deixou de prestar os serviços públicos, em razão da sua essencialidade à população.

À vista do recurso interposto, a Administração, no exercício do seu poder constitucional de rever ou anular seus atos quando estes ostentarem vícios, na hipótese, reconheceu, de um lado, que a sanção pecuniária foi aplicada à míngua da garantia constitucional do Devido Processo Legal, antes do decurso do prazo de cinco dias para apresentação da defesa prévia previsto no Estatuto das Licitações; e, de outro, que a aplicação da multa se deu no grau máximo, evidenciando excesso punitivo, contrariando, inclusive, o Decreto Distrital n. 26.993/06.

A empresa é defendida pelo escritório jurídico Silveira, Ribeiro e Advogados Associados.

Processo Administrativo Relacionado: n. 094.000.734/2014.

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…