JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL, INTERPRETANDO A L…

JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL, INTERPRETANDO A LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO, PERMITE QUE ALUNO MENOR DE 18 ANOS SE SUBMETA ÀS PROVAS DO CURSO SULPLETIVO

A 14ª Vara Cível de Brasília, acolhendo a tese defendida pelo escritório “Silveira, Ribeiro e Advogados Associados”, deferiu tutela antecipada para assegurar o direito de aluno, menor de dezoito anos, de ser avaliado em curso supletivo, por ostentar resultados reveladores de aptidão meritória e maturidade compatível com o ingresso em curso de nível superior.

Ao deferir a prestação jurisdicional antecipada, o Juiz sopesou, de um lado, a situação fática do aluno, que inclusive já havia sido avaliado positivamente em concurso de admissão para estabelecimento de ensino superior, e, de outro, ponderou a concorrência de precedentes jurisprudenciais favoráveis, construídos sob o fundamento de que a Lei de Diretrizes da Educação firma, ao mesmo tempo, limite etário e a avaliação meritória dos alunos.

Respaldado nessa decisão, o autor da ação já pode ser aferido em provas de curso supletivo e, com base nos seus excelentes resultados, poderá se inscrever no Vestibular da Universidade de Brasília, que estabelece, atualmente, como exigência, para tal, a prévia conclusão do ensino médio.

Processo relacionado: 2015.01.1.048568-8

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…