EM CASO INÉDITO ALCANCE DE DIREITO ANTIDUMPING ..

EM CASO INÉDITO TRF1 JULGARÁ ALCANCE DE DIREITO ANTIDUMPING

 

A 7° Turma, em precedente inédito, irá julgar, em sede de Agravo de Instrumento, a possibilidade de aplicação do “Direito Antidumping” sob as importações de alhos nobres, da Classe Sete, Tipo Especial, advindos da China.

 

Entenda o caso:

 

A GRF Trade, tradicional empresa de serviços de importação, exportação e comercialização de produtos, realizou importações de alho, grupo ROXO, Subgrupo NOBRE, Classe SETE, Tipo Especial, sem se submeter, por entendimento dos agentes fazendários, ao “Direito Antidumping” previsto na Resolução CAMEX nº 80, de 3 de outubro de 2013.

A partir da publicação, em 21 de fevereiro de 2016, da Resolução CAMEX nº 13, de 18 de fevereiro de 2016, segundo a qual a medida antidumping prevista nesse normativo incide sobre todo e qualquer alho importado da República Popular da China, as autoridades fiscais passaram a enquadrar o alho por ela importado como sujeito ao “Direito Antidumping”.

Em decisão monocrática proferida em sede de Plantão, o Juiz Itagiba Catta Preta Neto, determinou a imediata liberação das mercadorias que já se encontravam desembarcadas em território brasileiro, tendo, na sequência, a ação sido distribuída para o v. Juízo da 13ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Uma nova tutela foi deferida, em decorrência do desembarque de novos containeres, desta feita, por meio de provimento exarado pela Juíza titular da 13º Vara. No entanto, em relação ao último carregamento, a eminente Magistrada houve por bem indeferir o pedido de extensão da tutela dando azo ao agravo cujo julgamento se aproxima.

O direito da empresa acerca da legitimidade da resolução para sobretaxar os alhos será defendido no dia 07 de março e terá a sustentação oral da Dra. Vera Carla Silveira.

 

Processo Relacionado: AI Nº 0037169-94.2016.4.01.0000

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…