RISCO DE DESLIGAMENTO COMPULSÓRIO DE USINA…

RISCO DE DESLIGAMENTO COMPULSÓRIO DE USINA TERMELÉTRICA LEVA À CONCESSÃO DE TUTELA DE URGÊNCIA

 

Em mais uma manifestação no sentido de que cumpre ao Poder Judiciário estabilizar as lides subjacentes às causas jurídicas, o Desembargador Federal Souza Prudente deferiu a tutela de urgência, na última sexta-feria, para evitar o prematuro desligamento de usina termoelétrica.

O pedido cautelar ajuizado sob o patrocínio do Escritório Jurídico Silveira Ribeiro e Advogados, que defendeu a tese segundo a qual, no ordenamento jurídico brasileiro, as condutas administrativas, podem e devem ser separadas pelo judiciário, por importarem em “Fato do Príncipe” ou “Fato da Administração”, impondo, conforme o caso, a alteração ou rescisão do contrato firmado com o Poder Público e o pagamento das indenizações cabíveis.

Relativamente ao risco de dano grave, ficou comprovado que a usina se encontrava na iminência de ser desligada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, circunstância que se traduz em uma situação de perigo latente, além de estimular a reiteração da conduta sancionatória da Agência, por meio de repetidas multas, a pretexto de insuficiência de lastro, perpetuando o dano que, hoje, inviabiliza a execução do contrato que a empresa firmou com o Poder Público.

 

Processo Relacionado: AI 0010133-43.2017.4.01.0000/DF

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…