CONCEDIDA TUTELA CAUTELAR PARA NÃO IMPUTAR À COMERCIALIZADORA DE ENERGIA ÔNUS REFERENTE A AÇÕES JUDICIAIS DE QUE NÃO FAÇA PARTE

CONCEDIDA TUTELA CAUTELAR PARA NÃO IMPUTAR À COMERCIALIZADORA DE ENERGIA ÔNUS REFERENTE A AÇÕES JUDICIAIS DE QUE NÃO FAÇA PARTE

O Desembargador Federal Souza Prudente em acertado decisum determinou, em sede cautelar, que a Gávea Comercializadora de Energia, não sofresse ônus financeiro decorrente de quaisquer decisões judiciais das quais não faça parte, no que concerne ao rateio dos valores do fator GSF (Generation Scaling Fator), devidos no âmbito do MRE (Mecanismo de Realocação de Energia).

O cerne da questão:

A partir de decisões liminares que limitaram ou afastaram a aplicação do fator GSF (Generation Scaling Fator), a CCEE houve por bem determinar que esse impacto financeiro fosse rateado entre outros agentes geradores e comercializadores de energia.

Todavia, tal como no caso, esses agentes, naturalmente irresignados, têm se socorrido do Poder Judiciário de forma a preservar os seus direitos, conquanto o cumprimento de tal decisão não autoriza a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE a transferir para terceiros a cobrança dos valores originariamente cobrados de outras empresas.

Em tais demandas, o entendimento tem sido, quase que uníssono, no sentido de que não pode terceiro ser atingido pelos efeitos de relação processual da qual sequer faz parte, prestigiando o art. 472 do CPC.

A demanda foi patrocinada pelos Escritórios Silveira, Ribeiro e Advogados Associados e Djaci Falcão Advogados.

Processo relacionado: AI 0057202-42.2015.4.01.0000/DF

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…