SEXTA TURMA DO TRF1 AFASTA DECADÊNCIA E REFERENDA PENSÃO DE ANISTIADO POLÍTICO

SEXTA TURMA DO TRF1 AFASTA DECADÊNCIA E REFERENDA PENSÃO DE ANISTIADO POLÍTICO

Na sessão de hoje, a sexta turma do TRF 1° negou provimento a apelo da União Federal, interposto contra sentença que pronunciou a consagração do prazo de decadência previsto no art. 54 da Lei 9.784/99, em processo de revisão de anistia política.

Segundo o relator, Desembargador Federal Daniel Paes Ribeiro, a revisão de suposto erro quanto às vantagens pecuniárias derivadas de anistia política não pode ser efetivada após o decurso de mais de cinco anos da data em que praticado o ato concessivo da anistia.

Ao adotar essa conclusão, afastou a interrupção do lapso decadencial por ato praticado por autoridade incompetente e a qualificação de erro como má-fé, decidindo a questão com base no caput do art. 54 da Lei 9.784/99.

Processo Relacionado: 27624-34.2006.4.01.3400

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…