VICES-PRESIDENTES DO STJ E DO TRF NEGAM PEDIDO SUSPENSIVO E CAUTELAR À UNIÃO EM FAVOR DOS MILITARES DO EX-TERRITÓRIO DE RONDÔNIA

VICES-PRESIDENTES DO STJ E DO TRF NEGAM PEDIDO SUSPENSIVO E CAUTELAR À UNIÃO EM FAVOR DOS MILITARES DO EX-TERRITÓRIO DE RONDÔNIA

A União, inconformada com acórdão do TRF-1ª Região que reconheceu que todos os associados da ASPOMETRON, associação que representa os militares do ex-Território Federal de Rondônia, são beneficiários do direito de transposição para quadro federal em extinção, previsto no art. 89 do ADCT, tentou inibir os efeitos desse aresto por meio de Pedido de Suspensão de Tutela e Medida Cautelar na Corte de origem e também no STJ.

O primeiro desses incidentes foi examinado pela Vice-Presidente do STJ, Ministra Laurita Vaz, que indeferiu o pedido, afirmando, textualmente, que a “Suspensão” não se presta para inibir a coisa julgada. “Tanto assim, acrescentou a Ministra, que os seus efeitos somente se irradiam até este momento processual”.

E, de seu turno, a Vice-Presidente do TRF da Primeira Região, Desembargadora Federal Neuza Maria Alves da Silva, também negou o pedido de liminar na Cautelar ali proposta, ao fundamento de que a eventual mudança pretoriana no STF sobre o alcance subjetivo de ação ajuizada por associação, não tem aptidão para desconstituir a coisa julgada.

Quanto ao periculum in mora, a magistrada afirmou que o mesmo era inverso, militando a favor dos velhos militares do extinto Território Federal da Rondônia.

Com essas duas decisões, o v. aresto proferido nos autos principais, sob a relatoria do Desembargador Federal Néviton Guedes, restou, amplamente, sufragado conforme a tese defendida pelo escritório “Silveira, Ribeiro e Advogados Associados”.

Processos Relacionados: SLS 1997 e MC 0012220-40.2015.4.01.0000

 

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…