PRESIDENTE DO TRF1 MANDA SOLTAR SUPERINTENDENTE DO BICBANCO EM CUIABÁ ENVOLVIDO NA OPERAÇÃO ARARATH

PRESIDENTE DO TRF1 MANDA SOLTAR SUPERINTENDENTE DO BICBANCO EM CUIABÁ ENVOLVIDO NA OPERAÇÃO ARARATH

Deferindo liminarmente ordem de habeas corpus impetrada pelos advogados do escritório Silveira, Ribeiro e Advogados Associados, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Cândido Ribeiro, em regime de plantão neste último domingo, determinou a soltura imediata do superintendente do BICBANCO em Cuiabá, que se encontrava preso preventivamente por ordem do Juiz Federal da 5ª Vara do Mato Grosso.

Conforme noticiário da imprensa local, o alvará de soltura já foi devidamente cumprido, estando o paciente solto, depois de ficar preso por mais de cinco dias no Centro de Detenção Provisória de Cuiabá.

Inicialmente, no bojo das investigações da Operação Ararath, o bancário teve a sua prisão temporária decretada pelo prazo de cinco dias, ao final do qual, a pedido do Ministério Público Federal, o juiz federal converteu a constrição de sua liberdade em preventiva.

Na impetração, os advogados lembraram que, após a edição da lei 12.403/2011, que introduziu no Código de Processo Penal novas medidas cautelares diversas da prisão, a preventiva, hoje, é a última ratio, não devendo ser adotada quando outra restrição prevista legalmente seja suficiente para, por exemplo, impedir que o indiciado ou réu reitere no cometimento da infração ou possa prejudicar a coleta da prova. Acolhendo tal argumentação, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região mandou soltar o paciente, independentemente de ser decretada outra medida cautelar prevista no art. 319 do CPP.

 

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…