STJ MANDA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO PROCESSAR E JULGAR APELAÇÃO CONSIDERADA DESERTA

STJ MANDA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO PROCESSAR E JULGAR APELAÇÃO CONSIDERADA DESERTA

Julgando recurso especial interposto por TV Ômega (RedeTv), patrocinada por Silveira, Ribeiro e Advogados Associados, o Superior Tribunal de Justiça, pela sua Terceira Turma, acolheu o apelo para determinar o retorno dos autos ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para que ali seja processada e julgada a apelação da recorrente, que havia sido julgada deserta.

Um dos fundamentos do recurso dirigido ao STJ era que a “suposta ausência de recolhimento parcial das custas iniciais diferidas jamais poderia ensejar a deserção do apelo, haja vista que a referida taxa não possui natureza de preparo recursal, e a recorrente, ao contrário do que ocorreu com relação à apelação da parte recorrida, não foi intimada para regularizar o valor das custas”.

O voto-condutor do acórdão, da lavra do Ministro  Paulo de Tarso Sanseverino acolheu, parcialmente, esse fundamento, por entender que, segundo a jurisprudência da Casa, uma vez realizado o preparo, a ausência do porte de remessa e retorno dos autos não justifica a declaração da deserção do recurso, sendo necessária a prévia intimação para a complementação do depósito. Acrescentou que esse entendimento deve ser aplicado, por analogia, à espécie em que o tribunal a quo afirmou que a apelação estaria deserta em razão do não recolhimento das custas iniciais, na forma exigida pela legislação estadual.

As teses da recorrente foram sustentadas, da tribuna, pela advogada Vera Carla Nelson Cruz Silveira.

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…