MILITARES DOS EX-TERRITÓRIOS DO AMAPÁ …

 

MILITARES DOS EX-TERRITÓRIOS DO AMAPÁ, RONDÔNIA E RORAIMA FAZEM JUS A AUXÍLIO-MORADIA

Em decisão unânime, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da Primeira Região manteve decisão de primeiro grau e reconheceu o direito dos militares dos Ex-Territórios do Amapá, Rondônia e Roraima à percepção do auxílio-moradia, previsto na Lei nº 10.486/2002 e com valores regulamentados pelo Decreto nº 35.181/14.

Referida vantagem, prevista para os militares do Distrito Federal, foi estendida aos militares dos Ex-Territórios por expressa previsão da Lei, cujo artigo 65 alarga a aplicação dos direitos ali previstos aos referidos servidores.

Ademais, restou reconhecido que não se trata, na hipótese, de aumento de vencimentos de servidores com fundamento em isonomia, por ato do Poder Judiciário, eis que se trata, em verdade, de pretensão expressamente instituída em Lei, pelo que restou afastada a incidência da Súmula 339, do Supremo Tribunal Federal.

Os douto desembargadores, então, reconheceram o direito dos citados militares ao percebimento do auxílio com as alterações de valores regulamentadas no Decreto Distrital nº 35.181/14, o qual, cumpre pontuar, teve sua constitucionalidade confirmada pelo STF em 22 de novembro de 2016.

Ainda no mesmo julgamento, o TRF1 reconheceu a legitimidade da Associação para atuar em nome de seus representados e, também, a competência do foro da Capital (Distrito Federal) para processar e julgar a demanda, ainda que esses militares residissem em outros entes da Federação, consoante dita o art. 109, § 2º, parte final, da Constituição Federal.

PROCESSO RELACIONADO: AO Nº 28328-66.2014.4.01.3400

 

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…