DESEMBARGADOR SOUZA PRUDENTE SUSPENDE LEILÃO …

 

DESEMBARGADOR SOUZA PRUDENTE SUSPENDE LEILÃO DAS USINAS DA CEMIG

O Desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região Souza Prudente, deliberando sobre pedido de reconsideração feito por Autor Popular, patrocinado pelos advogados Cláudio Pinho, Vera Carla Silveira e Djaci Falcão, deferiu tutela de urgência para suspender o leilão para outorga das concessões das Usinas Hidrelétricas Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, pertencentes à Companhia Energética de Minas Gerais.

Ao antecipar, monocraticamente, a prestação recursal, o magistrado considerou, preliminarmente, que o direito alegado pelo autor popular não se confunde com o debate suscitado pela CEMIG em mandados de segurança que, hoje, tramitam no STF, já que, naquela Corte, se discute sobre o direito de prorrogação de contrato de concessão de energia elétrica, enquanto que, no caso posto à sua apreciação, a polêmica passa por lesão ao patrimônio público.

Já ingressando no mérito do debate, apontou que o referido dano à coisa pública resultaria de que o preço de lance do leilão das usinas se pautou pelo Valor Novo de Reposição – VNR, o qual se distanciou da realidade dos investimentos realizados pela CEMIG, bem como da falta de aplicação dos expurgos inflacionários na apuração da depreciação e da amortização dos investimentos reversíveis, resultando, apenas pela consideração das normas aplicadas internamente para as demonstrações contábeis, em um prejuízo de cerca de SETE MILHÕES DE REAIS.

Finalmente, salientou a existência do perigo de dano alegado pelo autor popular, haja vista a proximidade da data designada para o leilão e a ausência do perigo inverso, uma vez que: “independentemente da realização, ou não, do leilão das aludidas usinas, a energia por estas gerada continuará sendo disponibilizada para o setor elétrico”.

Processo Relacionado: AG 1005021-76.2017.4.01.0000

 

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…