TJDFT MANDA QUE PLANO DE SAÚDE FORNEÇA MEDICAMENTO PRESCRITO PELO MÉDICO

TJDFT MANDA QUE PLANO DE SAÚDE FORNEÇA MEDICAMENTO PRESCRITO PELO MÉDICO

DECISÃO

Vistos etc.

Na bula do medicamento, registrada na Anvisa, não consta a indicação desse para a doença do agravante. Não obstante, devido ao diagnóstico de tumor inflamatório, que não teve resposta com tratamento a base de corticóide e imunossuproessores, o medicamento foi recomendado para controle da doença, melhora dos sintomas e prevenção de complicações, a exemplo de comprometimento da visão. E outros medicamentos que foram usados não tiveram resposta adequada. E o único que teve resultado favorável, foi suspenso, devido a efeitos colaterais.

Se o medicamento foi indicado, por médicos que acompanham o agravante, como o adequado para o tratamento, não pode o plano de saúde recusar a cobertura, sob a alegação de que, na bula da medicação, registrada na Anvisa, não consta que o medicamento é indicado para o tratamento.

Se assim for, o plano de saúde acabará substituindo o médico na prescrição do tratamento mais adequado ao paciente. E não há informações de que a medicação é importada e não tem registro no Ministério da Saúde e na Anvisa. E, conquanto para o tratamento da doença do agravante as opções terapêuticas sejam variadas, como se disse, outras medicações indicadas não tiveram efeito satisfatório ou tiveram efeitos colaterais.

Antecipo os efeitos da tutela recursal para que a agravada autorize a cobertura do tratamento do agravante. Para caso de descumprimento, fixo multa diária de R$ 100,00 (cem reais), limitada a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Comunique-se. À agravada.

Intime-se.

Brasília-DF, 16 de Março de 2015

Desembargador Jair Soares

Processo Relacionado: AI n. 2015 00 2 007488-2

 

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…