JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA OUTORGA ANTECIPADA DE GRAU DE DIREITO A ESTUDANTE EXCEPCIONAL

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA OUTORGA ANTECIPADA DE GRAU DE DIREITO A ESTUDANTE EXCEPCIONAL

Reconhecendo a excepcionalidade de estudante do último ano do curso de Direito, comprovada pela sua habitual excelência acadêmica, o Juiz Federal da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, aplicando o princípio constitucional da Isonomia, segundo o qual deve ser conferido tratamento igualitário aos iguais e desigual na medida da desigualdade, deferiu medida liminar em sede de mandado de segurança para que o Colegiado do Curso de Graduação da Unb, em caráter precário, outorgue o grau de Direito ao estudante até a conclusão da análise do pleito administrativo de abreviação da duração do curso de direito e de outorga antecipada de grau.

Na hipótese específica, o aluno em questão foi aprovado no último Concurso Público para Provimento de Cargo de “Analista Judiciário – Área Jurídica” do Supremo Tribunal Federal, estando na iminência de ser chamado para a posse do cargo, uma vez que ocupa a 13ª colocação no universo das 15 vagas disponíveis, legitimando o pedido administrativo.

O Magistrado, ao deferir a tutela mandamental, destacou, em sua lapidar decisão, que o aluno em questão, que ostenta brilho e dedicação ímpares ao estudo, não pode “ser prejudicado pela eventual demora dos processos acadêmicos, máxime quando em jogo a posse em cargo público para o qual muitos já formados não conseguem a aprovação”.

O direito do estudante foi defendido pelo escritório Silveira, Ribeiro e Advogados Associados, representado pela advogada Vera Carla Nelson Cruz Silveira.

Ultimas postagens

A Sétima Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, referendando decisão do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, nos autos de mandado…

O Ministro Napoleão Nunes Maia, em decisão monocrática, preservou a competência do Juízo da Quarta Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de…

  EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO ORDINÁRIA.  PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO CONTRATUAL. DESCONSTITUIÇÃO. Hipótese em que há fortes elementos a indicar que…

  Justiça de São Paulo autoriza cartórios a protestar contrato de honorários  31 de outubro de 2017, 15h11 Seguindo o previsto no novo Código de…

  A SÉTIMA TURMA DO TRF1, COM QUÓRUM AMPLIADO, CONFIRMA QUE A REDE TV NÃO É SUCESSORA TRIBUTÁRIA DA ANTIGA TV MANCHETE Concluindo o julgamento…

  Cobrança do adicional de 1% da Cofins-Importação deve respeitar anterioridade nonagesimal Decisão é do TRF da 4ª região. segunda-feira, 30 de outubro de 2017…